"Sem a curiosidade que me move,que me inquieta,que me insere na busca,não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )



Módulo 02

2º ENCONTRO - PRESENCIAL

Objetivos trabalhados:
Ao final do segundo módulo o professor deverá ser capaz de :
*Descrever a internet e a World Wide Web, elaborar seus usos e descrever como funciona um navegador, usando uma URL para acessar um site;
*Usar uma ferramenta de busca para fazer pesquisas;
* Armazenar os sites visitados no recurso favoritos;
* Localizar os pacotes de programas educacionais mais adequados e os recursos da Web e avaliá-los em relação à sua precisão e ajustá-los às necesidades dos alunos;
*Exportar textos como arquivo pdf no editor de texto.

Primeiro momento:
Vamos navegar?
NO LINUX EDUCACIONAL 2.0
Iceweasel é um navegador para a internet, exclusivamente destinado às distribuições Linux baseadas no Debian (base do Linux Educacional). Ele traz as mesmas funcionalidades. "Iceweasel" sinifica literalmente "doninha do gelo"
NO LINUX EDUCACIONAL 3.0
Mozila Firefox , um dos navegadores mais inovadores de todos os tempos. 
Navegar na Internet é como andar por uma cidade. Os nomes das ruas e os números das residências das cidades são , para facilitar a localização dos endereços. Cada página (site) também tem seu endereço. Veja um exemplo: http://www.mec.gov.br

NO WINDOWS
Internet Explorer - também conhecido pelas abreviações IE, MSIE ou WinIE, é um navegador de Internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.

http:

Hyper Text Transfer Protocol. Foi desenvolvido originalmente para transferir páginas HTML, mas pode e é usado também para outros tipos de arquivo. As páginas WEB são acessadas usando-se este protocolo de identificação e transferência de documentos na internet.

www:

Significa que o endereço está na World Wide Web ( teia ampla mundial);

mec:

É o domínio (nome registrado) do site;

gov:

É o código para sites de instituições governamentais;

br:

É o código para sites registrados no Brasil. Sigla identificadora em seus sites e endereços eletrônicos

  

ATIVIDADE DE NAVEGAÇÃO 1


Procure o navegador Web Icewealsel  ou Internet Explorer    

Mozila Firefox e clique no ícone.

 

1- Digite na linha de endereço o seguinte: http://ntecanoas.blogspot.com

    Vamos conhecer o blog do NTE e sugestões de links para visitarmos.

 

 Segurança na Internet? Vírus de computador?

 Em diversos aspectos um vírus de computador se parece com um vírus biológico. Do mesmo modo que os vírus que infectam seres humanos e animais e se espalham nos seus corpos, os vírus de computador infectam programas, se espalham rapidamente e danificam a máquinas. O computador pode pegar um vírus quando você faz download de um arquivo infectado da Internet ou quando abre um arquivo de um disquete, de um possibilidade é que o vírus espere uma data para iniciar sua atividade, e aí destruir as informações que você tem no computador.

 

Worm em seu computador
 
Recentemente, ganharam destaque no mundo da informática os worms (vermes), capazes de se replicarem rapidamente via Internet. Os worms conseguem fazer isso enviando cópias de si mesmo de computador em computador.
O que o distingue de um vírus, é que o worm não necessita ser executado para se propagar. Sua propagação acontece pela exploração de fraquezas na segurança do computador.
 
 O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários e grupos. Um vírus pode afetar, no Linux, apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que acontece nas plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux. Alguns vírus de teste de conceito foram criados para o ambiente Linux, porém são propagados
 
Nos sites a seguir você poderá encontrar alguns antivírus:

 http://www.tucows.com

http://www.baixaki.com.br

http://superdownloads.ubbi.com.br/