"Sem a curiosidade que me move,que me inquieta,que me insere na busca,não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )



Módulo 05

5º ENCONTRO - PRESENCIAL

DEBATE EM REDE: BATE-PAPO, LISTA, FORUM DE DISCUSSÃO E NETIQUETA
  O fórum é um espaço de discussão no qual cada participante, em um certo momento, escreve a sua opinião, em forma de mensagem. Após serem enviadas, as mensagens ficam armazenadas e organizadas na ordem que são recebidas no provedor de serviço. No chat - bate-papo - as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador. Na lista de discussão um grupo de pessoas é cadastrado em um provedor para receber mensagens enviadas para essa lista. 
  Para utilizar essas ferramentas é preciso aprender a se comunicar de modo adequado e com bom senso, respeitando a chamada netiqueta. 

Objetivos trabalhados:
Ao final do quarto módulo o professor será capaz de:
* Utilizar as TIC para se comunicar e colaborar com os alunos, pares, pais e a comunidade para fomentar o aprendizado do aluno;
* Usar as ferramentas de busca, bancos de dados on line e email para encontrar pessoas e recursos para projetos de colaboração;
* Usar a rede para apoiar a colaboração do aluno dentro e além da sala de aula;
* Ajudar o aluno a usar as TIC para desenvolver habilidades de comunicação e colaboração;
* Ajudar os alunos a refletirem sobre a sua própria aprendizagem.

Dicas de Netiqueta e de Edição de Mensagens

           As dicas de Netiqueta são um conjunto de conselhos de boa educação para não ofender ou irritar eventuais correspondentes de e-mail ou grupos de discussão.
NÃO GRITE! Escrever em maiúsculas é o equivalente a gritar, portanto esqueça a tecla (Caps Lock) e só escreva assim em casos extremos.
Seja claro e breve ao preencher o assunto do e-mail ou artigo.
Não envie grandes arquivos sem ter certeza que o destinatário quer.
Não envie artigos que não estejam dentro do assunto a que a lista ou grupo de discussão se propõe.
Não escreva linhas de textos muito longas, pois a pessoa que recebe a mensagem terá que utilizar a barra de rolagem para visualizar as linhas. Tecle “Enter” par forçar a quebra de linha.
Não utilize acentuação. Por incompatibilidade de configuração entre os softwares utlizados, os caracteres podem ser substituídos por símbolos estranhos, o que dificultará a leitura da mensagem.
Escreva normalmente. Alguns usuários utilizam apóstrofe(') ou a letra (h) depois de palavras que terminam com acento agudo.
EX: Ate' amanha. Ou Ateh amanha.
Você pode usar a vontade os emoticons (emotion + icon) que são conjuntos de caracteres que formam “carinhas” que transmitem alguma emoção.

Atividade:
Acesse o seu email no Gmail e verifique se seus colegas aparecem com status online (verde). Se algum estiver online, clique sobre o nome dele e inicie uma conversa na janela que aparece na parte inferior da tela. Troquem idéias sobre essa possibilidade de conversas rápidas em diferentes recursos da Internet.
Participe do fórum de discussão do curso (Menu acima)